Conhecendo o FireBird

Banco de Dados SQL Local
Avatar do usuário
jairpinho
Mensagens: 116
Registrado em: 05 Nov 2008, 22:55
Localização: Rio Grande do Sul - Brasil
Contato:

Conhecendo o FireBird

Mensagem por jairpinho » 20 Set 2011, 15:12

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Firebird
Versão estável 2.5.0 build 26074 (4 de Outubro de 2010; há 52 semanas e 3 dias)
Sistema Op. multiplataforma
Gênero(s) SGBD
Licença IPL, IDPL
Página oficial www.FirebirdSQL.org
Portal das Tecnologias de informação



Firebird (algumas vezes chamado de FirebirdSQL) é um sistema gerenciador de banco de dados. Roda em Linux, Windows, Mac OS e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do Firebird, sendo que os códigos fonte são disponibilizados sob o CVS da SourceForge.

Baseado no código do InterBase da Borland, quando da abertura de seu código na versão 6.0 (em 25 de Julho de 2000), alguns programadores em associação, assumiram o projecto de identificar e corrigir inúmeros defeitos da versão original, surgindo aí o Firebird 1.0, que se tornou um banco com características próprias, obtendo uma aceitação imediata no círculo de programadores. A versão mais recente estável é a 2.5. Ela tem uma nova arquitetura chamada SuperClassic, que fará a ponte para a versão 3.0, que sairá em breve e oferecerá suporte total a SMP. O Firebird é gratuito em todos os sentidos: não há limitações de uso, e seu suporte amplamente discutido em listas na Internet, o que facilita enormemente a obtenção de ajuda técnica. O Firebird receberá tambem uma versão mobile para Android o sistema operacional da Google para dispositivos móveis.

O produto é bastante seguro e confiável, suportando sistemas com centenas de usuários simultâneos e bases de dados com dezenas/centenas de gigabytes. Há suporte gratuito na Internet através de vários sítios.

Desde sua primeira versão, oferece recursos de um verdadeiro SGBD, como: compatibilidade ACID, transações MVCC, triggers, procedures, collations, UDFs, etc.

O Firebird é amplamente utilizado em todo o mundo, com a maior base de usuários no Brasil, Rússia e Europa.





Introdução


Se estiver lendo esse documento, então provavelmente é o seu primeiro contato com o banco de dados Firebird. Esse documento apresentará as principais características do Firebird. No final, tenho certeza que estará ansioso para baixar o minúsculo instalador e testar você mesmo!

História

O Firebird é derivado do código do Borland InterBase 6.0. Ele tem o código aberto e não possui licença dupla, portanto você pode utilizá-lo em qualquer tipo de aplicação, seja ela comercial ou não, sem pagar nada por isso - é totalmente GRATUITO!

A tecnologia usada no Firebird tem mais de 20 anos, fazendo com que ele seja um produto muito maduro e estável.

Principais Recursos

Não se engane com o tamanho do instalador! O Firebird é um SGBD completo e poderoso. Ele pode gerenciar bancos de dados de alguns Kbytes até dezenas de Gigabytes com boa performance e praticamente sem necessidade de manutenção!

Abaixo segue uma lista dos principais recursos do Firebird:

Suporte total a Stored Procedures e Triggers
Transações compatíveis com ACID
Integridade Referencial
Multi Generational Architecture
Consome poucos recursos de processamento
Linguagem nativa para Stored Procedures e Triggers (PSQL)
Suporte para Funções Externas (UDFs)
Praticamente não necessita de DBAs especializados
Quase nenhuma configuração - instale e já comece a usar!
Grande comunidade de usuários e vários lugares para se obter suporte gratuito
Versão embedded do SGBD - perfeita para criação de catálogos em CDROM, aplicações "demo" ou standalone
Dezenas de ferramentas de terceiros, incluindo aplicações gráficas de administração, replicação, etc.
Careful writes - recuperação rápida, dispensa o uso de log de transações!
Diversas formas de acesso ao banco de dados: nativo/API, dbExpress, ODBC, OLEDB, .Net provider, JDBC nativo tipo 4, Python module, PHP, Perl, etc.
Suporte nativo para os maiores sistemas operacionais, incluindo o Windows, Linux, Solaris, MacOS.
Backups incrementais
Builds de 64bits disponíveis
Total controle de cursores em PSQL
Tabelas de Monitoramento
Triggers de conexão e transação
Tabelas temporárias
TraceAPI - saiba o que está acontecendo no servidor

Teste agora!

Testar o Firebird é uma tarefa muito fácil. O instalador não tem mais que 7 MB (dependendo do sistema operacional escolhido) e totalmente automatizado. Você pode baixá-lo do Site oficial do Firebird.

Note que o servidor Firebird é disponibilizado em quatro variações: SuperServer, Classic, SuperClassic e Embedded. Comece com a SuperServer. Atualmente, a versão Classic é indicada para máquinas com mais de um processador e em algumas situações específicas. O SuperServer compartilha o cache entre as conexões com o banco, e utiliza threads para gerenciar cada conexão. A versão Classic inicia um processo independente do servidor para cada conexão estabelecida. O SuperClassic usa threads em um único processo do servidor, com cache independente para cada conexão.

A versão embedded é uma variação fantástica do servidor. Consiste em um servidor Firebird completo composto por apenas alguns arquivos. É muito fácil de distribuí-lo, pois não há necessidade de instalação. Torna-se ideal para o uso em catálogos em CDROM, versões de avaliação de utilitários ou aplicações standalone.

O Firebird vem com uma série de utilitários de linha de comando que permitem criar bancos de dados, recuperar estatísticas, executar comandos e scripts SQL, efetuar backups e restores, etc. Caso prefira uma ferramenta com interface gráfica, existem inúmeras opções para a sua escolha, incluindo opções gratuitas. Veja a lista no final desse documento para ter uma idéia por onde começar.

No Windows, o Firebird pode ser executado como um serviço ou no modo de aplicação. O instalador pode criar um ícone no Painel de Controle do Windows que permite a você iniciar ou parar o servidor.

Documentação

Há um número enorme de documentos, FAQs e artigos disponíveis no site oficial do Firebird. Você também pode verificar se no seu país existe uma comunidade ou lista de discussão, a fim de obter suporte em sua língua nativa.

Todas essas informações podem ser encontradas nas diversas seções do site oficial do Firebird. Acesse periodicamente o site http://www.firebirdnews.org para ficar atualizado quanto às notícias mais recentes do mundo Firebird.

Para todos os tamanhos de BD

Algumas pessoas pensam que o Firebird é um SGBD para ser usado apenas com pequenos bancos de dados ou poucas conexões. Eles estão errados! O FB é usado com grandes bancos de dados e considerável número de conexões. Leia um artigo descrevendo o uso do Firebird com um banco de dados de 1 Terabyte.

Ferramentas e Componentes

Abaixo segue uma lista com alguns links interessantes para obtenção de recursos como ferramentas, drivers, etc. Verifique o site oficial do Firebird para uma lista mais completa e atualizada.

Ferramentas de Administração

IBExpert (possui uma versão personal - free)
FlameRobin (Open Source, runs on Windows, Linux, MacOSX and FreeBSD)
DB Workbench
EMS SQL Management Studio
Firebird Development Studio

Drivers e componentes de acesso

Delphi components

IB Objects
FIBPlus
UIB (Unified InterBase Components)
Zeos

ODBC

Firebird ODBC Driver
EasySoft

OLEDB

IBProvider

Java

JayBird

.Net Provider

Firebird .Net Provider

C++

IBPP

Outras linguagens

PHP
Python
Perl
Jair Pinho
HMG ALTA REVOLUÇÃO xBASE
HMG xBASE REVOLUTION HIGH
http://www.hmgforum.com.br

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante